Webminers – Como evitar mineração de Criptomoedas via browser

Webminers – Como evitar mineração de Criptomoedas via browser

Estão ganhando dinheiro às suas custas, você sabia?

Criptomoedas são moedas virtuais que utilizam criptografia para segurança. Como são de natureza anônima e descentralizada, pode-se usá-los para fazer pagamentos que não podem ser rastreados pelos governos. À medida que o Bitcoin e as criptomoedas ganharam popularidade, os proprietários de site agora usam scripts de mineração de criptomoedas agora podem usar uma parte do poder de CPU dos seus visitantes para gerarem alguns lucros e assim financiarem os seus projetos. Isso também inspirou alguns desenvolvedores a criar métodos para bloquear a mineração de criptomoedas no navegador da Web através de diferentes maneiras.

O Pirate Bay, o site de torrent mais popular do mundo, recentemente testou a mineração da criptomoeda Monero em seus sites. O site confessou que poderia estar usando mineração de moeda no futuro para manter o site em execução. Isto foi seguido por alguns outros relatórios de natureza similar.

Esta prática não é nova, mas a Pirate Bay foi o primeiro site popular que foi visto usando mineração de criptomoedas no browser. Isso também contribuiu para o debate de ética, já que alguns proprietários do site preferem não avisar aos seus visitantes.

Mineração em Browser: a nova monetização da Internet?

No entanto, ficamos surpresos ao notar que muitos usuários que comentaram nas redes sociais não se importaram que o seu site favorito usasse o poder de sua CPU para ganhar receitas. Isso pode ser devido ao fato de que os usuários já estão acostumados com excesso de publicidade em sites e por isso acham uma forma justa de recompensar o seu criador de conteúdo.

Como descobrir se o meu PC está minerando criptomoedas em algum site?

A ferramenta de mineração de criptomoedas CoinHive está aumentando em popularidade a uma taxa exponencial. Caso você queira investigar se algum site que você esteja usando está minerando criptomoedas, você pode descobrir isso com facilidade, monitorando o consumo e atividade de sua CPU.

Como faço para bloquear a mineração de criptomoedas no meu navegador?

1. Extensão do Chrome “No-Coin”

Instalar extensões do Chrome é o método mais direto para parar a extração de moedas no navegador da Web. A extensão No Coin é uma solução gratuita. Esta extensão de código aberto é uma maneira confiável e segura de controlar como um site está interagindo com seu navegador.

Link: No Coin – Block miners on the web!

2. Use a extensão MinerBlock

Assim como a No Coin, a extensão do Chrome minerBlock é outra ferramenta de código aberto que você pode usar para bloquear a mineração de criptomoedas no navegador da Web. Essas extensões atualmente listam alguns domínios mineradores populares em sua lista, e eles devem adicionar novos domínios a medida que ganham popularidade. Veja como a notificação de minerBlock parecia quando visitei o site da Coin Hive:

Link: minerBlock

3. Bloqueie domínios no AdBlock

Uma das extensões mais famosas da internet, a AdBlock pode ajudá-lo a bloquear a mineração de criptomoedas. Dependendo do seu navegador, você pode encontrar configurações relevantes para bloquear domínios específicos. Por exemplo, no Chrome, vá até a lista de extensão e encontre AdBlock. Lá, procure Personalizar> Bloquear um anúncio por sua URL. Em seguida, adicione o seguinte texto na caixa de texto:

https://coin-hive.com/lib/coinhive.min.js

Devo realmente parar a mineração de criptomoedas?

A resposta a esta pergunta depende de qual site você está usando um minerador e se você deseja apoiá-lo. Se o site estiver notificando você assim que você o visitar e estiver confortável com isso, não é prejudicial. Outro ponto que você deve levar em consideração é a carga de mineração que sua CPU suportaria.

Caso você esteja disposto a apoiar o seu site favorito através desta fonte alternativa de receita e eles estão sendo honestos sobre suas práticas, não há nenhum problema.

Leave a Reply