Atualização KB4517389 do Windows 10 pode causar quebra do menu iniciar e navegador Edge, tela azul e erro de boot

Atualização KB4517389 do Windows 10 pode causar quebra do menu iniciar e navegador Edge, tela azul e erro de boot

A atualização KB4517389 do sistema operacional Windows 10 está causando incompatibilidades nas máquinas de alguns usuários, incluindo o famoso erro da Tela Azul da Morte.

Usuários alegam estar sendo afetados por um erro crítico, seguido de uma mensagem, ao tentar abrir o Menu Iniciar. Além disso, o erro parece acontecer também com o Microsoft Edge, tornando-o mais grave para usuários que dependem do navegador.

Segundo os usuários afetados, o update gera o travamento geral do PC, com o aparecimento da temida “tela azul”, mas também há relatos de que o sistema pode falhar durante a inicialização.

As publicações foram feitas no Answers.com, o fórum da Microsoft. Quando a tela azul aparece, uma mensagem de erro a relaciona com o processo “cldflt.sys”, que parece fazer parte da estrutura do OneDrive. No entanto, um moderador voluntário do fórum descartou a possibilidade de o aplicativo ser a causa do bug. Também teve seus principais erros causados por um driver de proxy usado pelo iCloud e outros serviços de armazenamento em nuvem.

Nos casos em que o sistema falha ao iniciar, caso o boot não seja possível nem no modo de segurança, o erro só poderá ser corrigindo por meio de uma restauração ou reinstalação. Já a tela azul pode ser facilmente corrigida com a desinstalação do KB4517389.

Há ainda a possibilidade de a mesma atualização estar causando erros na execução de aplicativos 16 bit escritos em Visual Basic 3. Problema que também é sanado com a desinstalação do KB.

De acordo com o site Tom’s Hardware, um erro na mesma atualização afetaria o arquivo VBRUN300.dll, fazendo com que todos os aplicativos programados usando o Visual Basic 3 apresentem a mesma mensagem de erro.

A mensagem apenas fala num erro inesperado e alerta que a aplicação será fechada. Claro que, como o Visual Basic 3 foi lançado em 1993 pela Microsoft, esse é um problema que afetará um número consideravelmente pequeno de usuário.

Fontes: Tecmundo MundoConectado TecMundo

Leave a Reply