Riscos de ciberataques corporativos no Brasil são maiores do que a média global

Riscos de ciberataques corporativos no Brasil são maiores do que a média global

A chance geral de usuários corporativos serem atingidos por ameaças cibernéticas para computadores aumentou 24% (de 11,25% para 13,9%) em todo o mundo em um ano. A conclusão é do Relatório da Avast, que analisa ameaças bloqueadas pela companhia de 16 de março de 2021 a 14 de abril de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com o levantamento, no Brasil, essa probabilidade é ainda maior: 17,52%. O relatório inclui dados de países, territórios e regiões com pelo menos 10 mil computadores pertencentes a usuários domésticos que foram expostos a ameaças durante o período da amostra e pelo menos mil computadores usados por empresas.

O RELATÓRIO PODE SER VISTO AQUI

A análise considera ameaças totais e avançadas para determinar a taxa de risco. Já a taxa de risco avalia a quantidade de computadores em que as camadas de proteção da Avast interromperam pelo menos uma ameaça em relação ao número total de equipamentos que a solução protegeu proativamente.

Influência da pandemia

Um dos motivos para o aumento global foi a chegada da pandemia de COVID-19, que permitiu que as equipes passassem rapidamente a trabalhar em casa. “Nem todas as empresas foram preparadas com VPNs corporativas seguras e soluções de acesso remoto. Os cibercriminosos se aproveitam disso”, comenta Michal Salat, diretor de inteligência de ameaças da companhia.

O documento analisa, ainda, o risco de ameaças avançadas (mais sofisticadas ou nunca vistas antes) atingirem as empresas. Elas buscam contornar as tecnologias de proteção comuns dos softwares de segurança. Para essas ameaças, usuários corporativos no Brasil tinham taxa de risco de 3,43% contra os 2,29% da média global.

Via: CanalTech
Quer ter mais segurança para sua infraestrutura de redes? Conheça os serviços da MILK Systems, somos uma empresa especializada em backup e segurança da informação.